21 de set. de 2010

Por que os cabelos ficam brancos ?



 Para muitos pais, crianças desobedientes são a causa mais óbvia para os cabelos brancos. Para os cientistas, a situação é mais complexa. Para D.J. Tobin, o cientista chefe do Instituto de Dermatologia da Universidade de Bradford na Inglaterra, a principal causa, tirando fora os problemas do dia a dia, é uma associação de envelhecimento e genética.
  
A melanina, um pigmento produzido por células especializadas em cada folículo capilar é a responsável por dar côr ao cabelo. Distintos tipos de melanina são responsáveis por diferentes tons de coloração dos cabelos.


A eumelanina dá a coloração castanha e preta aos cabelos, enquanto a feomelanina é responsável pelos cabelos loiros e ruivos. O tipo de melanina que um individuo tem é controlado por células pigmentares, que por sua vez são determinadas pelos genes. Com o processo de envelhecimento, estas células pigmentares localizadas na base dos nossos foliculos capilares param de produzir melanina; sem ela os cabelos se tornam brancos.

O corpo humano não tem nenhuma fonte de melanina, como uma glândula, essa substância química é produzida em cada um dos foliculos capilares, portanto cada fio de cabelo torna-se branco individualmente.


Os pesquisadores ainda não definiram a causa definitiva do porque nossos foliculos capilares param de produzir a melanina. O Dr. Tobin analisou foliculos capilares brancos e encontrou melanócitos e melanossomos, porém sem melanina dentro.
Alguns autores tem sido sugerido que com o passar dos anos os radicais livres causem danos as células localizadas nos foliculos capilares. Os radicais livres, que são produzidos por diversos processos metabólicos no nosso organismo (incluindo a produção de melanina) podem causar danos ao DNA. O Dr. Tobin não concorda com este argumento, contra-argumentando que as células produtoras de melanina possuem métodos especializados de purgação e auto- limpeza dos radicais livres.
De acordo com o Dr. Tobin, não há nenhuma forte evidência que se possa fazer alguma coisa para retardar o aparecimento dos cabelos brancos. o processo leva em geral vários anos para se estabelecer, contudo uma doença extremamente rara chamada efluvio telógeno dá a aparência de tornar todos os cabelos em brancos da noite para o dia. A doença causa uma queda de todos os cabelos pigmentados, deixando apenas os cabelos brancos, alguns portadores famosos dessa patologia rara foram Sir Thomas Moore e Maria Antonieta.

As pesquisas mostram que possamos reverter o processo de branqueamento dos cabelos num futuro próximo. O grupo do Dr. Tobin já determinou que melanócitos e melanossomas "adormecidos" podem ser reativados para produzirem melanina novamente.

Agora só nos resta aguardar os próximos passos dos avanços científicos para ficarmos livres dos fios brancos.

Edição: Manuel Sanchez Mosquera