Para muitos pais, crianças desobedientes são a causa mais óbvia para os  cabelos brancos. Para os cientistas, a situação é mais complexa. Para  D.J. Tobin, o cientista chefe do Instituto de Dermatologia da  Universidade de Bradford na Inglaterra, a principal causa, tirando fora  os problemas do dia a dia, é uma associação de envelhecimento e  genética.
A melanina, um pigmento produzido por células  especializadas em cada folículo capilar é a responsável por dar côr ao  cabelo. Distintos tipos de melanina são responsáveis por diferentes tons  de coloração dos cabelos.
A eumelanina dá a coloração castanha e preta aos  cabelos, enquanto a feomelanina é responsável pelos cabelos loiros e  ruivos. O tipo de melanina que um individuo tem é controlado por células  pigmentares, que por sua vez são determinadas pelos genes. Com o  processo de envelhecimento, estas células pigmentares localizadas na  base dos nossos foliculos capilares param de produzir melanina; sem ela  os cabelos se tornam brancos.
O corpo humano não tem nenhuma fonte de melanina,  como uma glândula, essa substância química é produzida em cada um dos  foliculos capilares, portanto cada fio de cabelo torna-se branco  individualmente.
Os pesquisadores ainda não definiram a causa  definitiva do porque nossos foliculos capilares param de produzir a  melanina. O Dr. Tobin analisou foliculos capilares brancos e encontrou  melanócitos e melanossomos, porém sem melanina dentro.
Alguns autores tem sido sugerido que com o passar  dos anos os radicais livres causem danos as células localizadas nos  foliculos capilares. Os radicais livres, que são produzidos por diversos  processos metabólicos no nosso organismo (incluindo a produção de  melanina) podem causar danos ao DNA. O Dr. Tobin não concorda com este  argumento, contra-argumentando que as células produtoras de melanina  possuem métodos especializados de purgação e auto- limpeza dos radicais  livres.
De acordo com o Dr. Tobin, não há nenhuma forte  evidência que se possa fazer alguma coisa para retardar o aparecimento  dos cabelos brancos. o processo leva em geral vários anos para se  estabelecer, contudo uma doença extremamente rara chamada efluvio  telógeno dá a aparência de tornar todos os cabelos em brancos da noite  para o dia. A doença causa uma queda de todos os cabelos pigmentados,  deixando apenas os cabelos brancos, alguns portadores famosos dessa  patologia rara foram Sir Thomas Moore e Maria Antonieta.
As pesquisas mostram que possamos reverter o  processo de branqueamento dos cabelos num futuro próximo. O grupo do Dr.  Tobin já determinou que melanócitos e melanossomas "adormecidos" podem  ser reativados para produzirem melanina novamente.
Agora só nos resta aguardar os próximos passos dos avanços científicos para ficarmos livres dos fios brancos.
Edição: Manuel Sanchez Mosquera 
Fonte: Anestesiologia





